Curiosidades

Entenda a diferença entre MDP e MDF


O mercado de móveis planejados cresce a cada dia e, naturalmente, novas tecnologias são inseridas no processo de fabricação de chapas de qualidade e que atendam aos critérios da sustentabilidade. Com isso, mitos e verdades acabam surgindo neste tão concorrido segmento.

Um dos exemplos mais conhecidos é o questionamento da qualidade do MDP e MDF. Essa dúvida, até certo ponto  tem sentido, pois é comum confundir o MDP com o aglomerado, um  painel elaborado a partir de partículas de madeira, e que era usado nos móveis convencionais ou planejados, mas que geralmente tinha acabamento em apenas uma das superfícies da peça. Com o tempo era comum o aglomerado esfarelar.

Por esse motivo, a chapa de  MDF apareceu como um produto superior, preservando as principais características de uma chapa industrializada, porém, a um custo mais alto. Entretanto, após anos de pesquisas, surgiu o MDP, uma chapa com propriedades adequadas à fabricação de móveis de alta qualidade e muito resistente.

A Celmar, empresa que atua no mercado de móveis planejados a mais de 60 anos trabalha com os dois produtos, e recomenda sua utilização de modo racional, ou seja, MDF onde vai pintura ou usinagem em baixo relevo ou entalhes; MDP para móveis e projetos de linhas retas, largas e planas.

O MDP, é uma chapa produzida com partículas selecionadas de pinus e eucalipto. Essas partículas, aglutinadas com resina sintética termofixa, se consolidam sob ação conjunta de calor e pressão, resultando numa chapa maciça, plana com superfícies lisas, próprias para a indústria de transformação.

O MDF, assim como o MDP, é extraído de florestas renováveis, mas, ao invez de partículas, ele é produzido com fibras de madeira, aglutinadas com resina sintética, num processo similar ao da fabricação do MDP.

Os dois tipos de painéis têm que ser protegido por revestimentos melamínicos, esmaltes ou vernizes, para que possam obter um bom desempenho, principalmente em móveis de cozinha, banheiros ou áreas sujeitas a maior concentração de umidade no ar. O bom desempenho desses painéis depende diretamente do projeto no qual eles serão utilizados. Deve-se levar em conta o dimensionamento dos painéis, as ferragens para montagem, dobradiças e acabamento (principalmente nos topos).

A união dos dois tipos de acabamento é a forma mais eficiente de trabalhar no segmento de planejados, pois a produção dos dois é praticamente idêntica e cada um possui suas características. O MDP possui mais resistência porque as fibras se entrelaçam e o risco de empenamento é reduzido, já MDF é fundamental na utilização de acabamentos que exigem usinagem e aplicação de detalhes.

Todos os direitos reservados à Perfil Móveis Planejados © 2011 - Desenvolvido por Clipweb